quarta-feira, 1 de junho de 2011

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Tema Gerador: Literatura Infantil



Tema Foco: No Mundo da Imaginação




Problematização:

  • Falta de concentração;

  • Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

  • Ler corretamente, respeitando as pontuações;

  • Entender e interpretar;

  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;

  • Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;

  • Estimular o gosto pela leitura.


SISTEMATIZAÇÃO


Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?

Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizada apenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.

Cintia Maria Basso







JUSTIFICATIVA

Para desenvolvermos esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem das crianças, utilizamos vários recursos para a narração das histórias como: fantoches, montagem de painel, dobraduras, quebra-cabeças, colagem de gravuras, confecção de materiais, peças teatrais, produção oral e escrita, criação de desenhos, além de outros.

Este projeto será desenvolvido através de observações nas turmas, buscando com isso, abranger os diversos tipos de literatura para ter uma noção por onde iniciar as atividades de leitura.

A partir das observações, buscamos com esse projeto trabalhar a linguagem oral e escrita com o intuito de proporcionar momentos que os levassem a um envolvimento maior com o livro literário de forma criativa e prazerosa, dessa maneira contribuir para uma formação mais ampla.





ESTRATÉGIA



A elaboração do projeto seguiu etapas previamente estabelecidas, primeiramente selecionamos alguns livros de literatura infantil, em seguida discutimos com as crianças a respeito do desenvolvimento do projeto, e com elas divididas em grupos, pedimos para cada grupo escolher um livro considerado por elas interessante, para depois ser trabalhado a cada aula durante o desenvolvimento do projeto.

A partir desses livros planejamos as aulas, interdisciplinando com as outras áreas de conhecimento e fazendo um rodízio para que as crianças pudessem levar os livros para serem lidos que, conforme explícito nos PCNs (1997), formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática de leitura.



AVALIAÇÃO



A escola deve promover um sentido à criança, assim como seu aprendizado, deve ser um espaço onde a criança tem autonomia para agir, discutir, decidir, realizar e avaliar suas práticas ajudando a construir o seu próprio aprendizado. Por isso cabe ao professor oferecer um espaço que contribua para que a aprendizagem do aluno seja mais eficaz. Nessa perspectiva, durante a implementação do projeto, procuramos valorizar o conhecimento de cada criança, para alcançar de forma mais abrangente nossos objetivos.

Para trabalharmos nessa perspectiva, é necessário compreendermos a superação da fragmentação entre teoria e prática a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade, Pimenta e Lima (2004).

Cursista: Débora Zarur, Ivonete Pierdoná, Jociane Zardo e Maristela C. S. A. Ribeiro



Um comentário:

  1. Oi Debora, parabens pelo projeto. Ficou excelente!
    Beijo grande e ate a proxima aula.

    ResponderExcluir